quinta-feira, 20 de março de 2014

Hachura, criando forma com a linha

Hachura é uma das técnicas mais básicas e atemporais na arte. Linhas paralelas desenhadas que sugerem luz ou sombra podendo criar magicamente a ilusão de tridimensionalidade numa superfície bidimensional. Ao variar a espessura, força, curvatura , espaçamento e comprimento das linhas , os artistas podem transmitir forma , sombra, distância , textura e movimento . Hachura! criando forma com a linha, dispõe de 22 destaques da coleção permanente do Museu , que demonstram como as linhas hachuradas podem ser usadas ​​para produzir resultados surpreendentes.



Leonardo da Vinci (Italian, 1452-1519), Caricature of a Man with Bushy Hair, about 1495, Pen and brown ink, 6.6 x 5.4 cm, Accession No. 84.GA.647, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles

J. Paul Getty Museum
Getty Center Los Angeles , CA
11 março - 1 junho de 2014



Charles Samuel Keene (English, 1823-1891), Self-Portrait, about 1845, Pen and brown ink over black chalk, 24.1 x 27.9 cm, Accession No. 2009.95, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

" Ao ver desenhos, as técnicas básicas podem ser negligenciada às vezes, apesar de serem um elemento essencial de alguns dos melhores trabalhos já criados ", explica Timothy Potts , diretor do Museu J. Paul Getty. " Esta exposição , elaborada a partir de exemplos excepcionais de nossa coleção permanente , incluindo uma série de novas aquisições, demonstra como algumas linhas simples, quando habilmente executadas, podem quase magicamente congelar em sólida , a  forma tridimensional. "



Carlo Dolci (Italian (Florentine), 1616-1687), Portrait of a Girl, about 1665, Black and red chalks on cream-colored paper, 15.4 x 12.4 cm, Accession No. 83.GB.374, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

Detalhes ampliados de obras da exposição revelam diferentes tipos de hachuramentos, incluindo hachura paralela, contorno, e pontilhada. As variações no estilo de hachura eram comuns. Leonardo da Vinci , por exemplo, sombreava os desenhos com linhas do canto superior esquerdo ao canto inferior direito, em vez da direita para a esquerda. Na caricatura de um homem com cabelo espessos (1495), sua técnica dá lugar a uma figura humorada e delicadamente desenhada - 'cabelo espesso' é suavizado com traços afilados de Da Vinci . Seus alunos e copistas , destros, recorriam frequentemente ao papel de forma que eles pudessem imitar linhas as hachuras canhotas do mestre.



Vincent van Gogh (Dutch, 1853-1890), Portrait of Joseph Roulin, 1888, Reed and quill pens and brown ink and black chalk, 32.1 x 24.4 cm, Accession No. 85.GA.299, Object Credit: The J. Paul Getty Museum, Los Angeles

Comparando as técnicas de hachuras de artistas fornecem insights sobre as diferenças nas abordagens ao longo do tempo . No retrato de Joseph Roulin (1888) , Vincent van Gogh utiliza uma pena com ponta  -para delinear o casaco, chapéu, e as características do carteiro Joseph Roulin . A circularidade do chapéu é feita com uma série de linhas retas curtas dentro de um único contorno forte, enquanto a topografia da face compreende numerosas linhas tracejadas e linhas paralelas cruzadas e pontilhadas. Van Gogh energizava o fundo da composição com linhas em ziguezague traçadas com uma caneta de pena , o que poderia produzir pinceladas mais longas e raspadas.



Federico Barocci (Italian, about 1535-1612), Head of a Boy (recto); Figure Studies (verso), about 1586-1589, Black, red, white and flesh toned chalk (recto); Black chalk (verso), 24.9 x 17.6 cm, Accession No. 94.GB.35, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

Em contraste, de Tobias Stimmer • Retrato de um homem barbudo • (1576) usa uma caneta de pena para fazer linhas circulares finas de uma barba e uma densa rede de hachuramento em cruz num chapéu. Quando olhadas com uma lupa , as linhas nascidas neste desenho parecem dançar em padrões abstratos . No entanto, é um testemunho da habilidade do artista como efetivamente as linhas não ilustram apenas as características da babá , mas também o caimneto e as dobras de sua túnica.



Domenico Maria Canuti (Italian, 1620-1684), Sheet of Studies: A Seated Nude Man, A Youthful Head and a Caricature Head of a Man Playing a Pipe, about 1669-1671, 39.5 x 27.6 cm, Accession No. 96.GB.331, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

A diferença de 300 anos entre os desenhos é aparente - de Stimmer precisos e elegantes hachuramentos contra abordagem livre e forte de Van Gogh para barbas indisciplinadas são reflexos das práticas artísticas predominantes do tempo , assim como a mão distinta de cada artista. Ao olhar para os seus respectivos quadros, estilo de desenho de cada artista é muitas vezes sugestiva de sua obra pintada completa.



Attributed to Piero del Pollaiuolo (Italian, about 1443-1496), Portrait of a Young Man, Head and Shoulders, Wearing a Cap, about 1470, Pen and brown ink over black chalk, 36.2 x 22.9 cm, Accession No. 2012.3, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.
O hachuramento podeser empregado de maneiras sutis e não tão sutis para produzir resultados igualmente surpreendentes . Dois auto-retratos de diferentes períodos de tempo demonstram as duas abordagens. No Retrato de um homem jovem usando um boné (cerca de 1470) recém- adquirido,atribuído a Piero del Pollaiuolo do Museu, o artista usa linhas paralelas extremamente finas de uma maneira muito livre e específica. A pressão de cada pincelada é modulada cuidadosamente para produzir os efeitos necessários , incluindo o arredondamento do rosto, o chapéu e os traços curtos escuros  nos olhos.



Pierre-Paul Prud'hon (French, 1758-1823), Study of a Female Nude, about 1800, Black and white chalk with stumping on blue paper, 60.3 x 31.8, Accession No. 99.GB.49, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

De longe você mal consegue ver as linhas hachuradas , mas quando você chega perto, fica claro que elas realmente fazem todo o retrato. É um " tour- de-force maravilhoso" , explica Julian Brooks , curador associado de desenhos no Museu J. Paul Getty e curador da exposição .



Tobias Stimmer (Swiss, 1539-1584), Portrait of a Bearded Man, 1576, Pen and black and brown ink over black chalk, 29.8 x 20.8 cm, Accession No. 92.GA.102, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

Em contraste, no extraordinário auto-retrato de Charles Samuel Keene de cerca de 1845, o artista usa o hachuramento para criar uma sombra dramática que abrange metade de seu rosto. Keene usa inúmeras linhas tracejadas e cruzadas que se cruzam tão densamente que é quase impossível diferenciá-las. A falta de detalhes que circundam e a natureza do close-up da visão obriga o espectador à proximidade, resultando em uma imagem poderosa e intensa, ainda mais notável dado que o artista tinha apenas 22 anos de idade no momento do desenho. 



Pier Leone Ghezzi (Italian, 1674-1755), Portraits of Serafino and Francesco Falzacappa, about 1720, Black chalk, pen and brown ink, 16.2 x 26.7 cm, Accession No. 2003.8, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

Hachura, criando forma com a linha está em exposição de 11 março - 1 junho, 2014, no Paul Getty Museum J., Getty Center. A exposição estará a mostra com uma apresentação especial de Jackson Pollock "Mural", oferecendo um contraponto à moderna técnica de gotejamento de Pollock.



Monogrammist MS (German, active 1557), A Falconer in a Landscape, 1557, Pen and black ink, 15.1 x 21 cm, Accession No. 89.GA.13, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.



Jean-Baptiste Pater (French, 1695-1736), Study of a Seated Woman, about 1730, Red chalk on tan paper, 15.2 x 16.7 cm, Accession No. 86.GB.613, The J. Paul Getty Museum, Los Angeles.

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