sexta-feira, 7 de março de 2014

Charles Marville : Fotógrafo de Paris


Metropolitan Museum of Art
Charles Marville : Fotógrafo de Paris
29 janeiro - 4 maio , 2014


Charles Marville (French, 1813-1879), Sky Study, Paris, 1856-57, Albumen silver print from glass negative, 16.7 x 20.6 cm, Gilman Collection, Purchase, Ann Tenenbaum and Thomas H. Lee Gift, 2005, The Metropolitan Museum of Art, New York (2005.100.353), cat. no. 24.

Amplamente reconhecido como um dos fotógrafos mais talentosos do século 19 , Charles Marville (francês, 1813-1879 ) foi contratado pela cidade de Paris para documentar tanto as pitorescas, ruas medievais da antiga Paris como os largis boulevards e as grandes estruturas públicas que o Barão Georges- Eugène Haussmann construiu no seu lugar para o imperador Napoleão III. Charles Marville : Fotógrafo de Paris no Metropolitan Museum of Art apresenta uma seleção de cerca de 100 de suas fotografias .



Charles Marville (French, 1813-1879), Passage Saint-Benoît (Sixth Arrondissement), 1864-67, Albumen silver print from glass negative, 36.5 x 27.6, Musée Carnavalet, Paris, © Musée Carnavalet / Roger-Viollet, cat. no. 55.

A exposição foi organizada pela National Gallery of Art de Washington, em associação com o Metropolitan Museum of Art , em Nova York



Charles Marville (French, 1813-1879), Rue Estienne from the rue Boucher (First Arrondissement), 1862-65, Albumen silver print from glass negative, 34.3 x 27.1 cm, Gilman Collection, Purchase, Mr. and Mrs. Henry R. Kravis Gift, 2005, The Metropolitan Museum of Art, New York (2005.100.358).

Marville alcançou sucesso moderado como ilustrador de livros e revistas no início de sua carreira. Foi somente em 1850 que ele mudou de caminho e pegou a fotografia - um meio que tinha sido introduzido apenas 11 anos antes. Suas poéticas vistas urbanas , estudos arquitetônicos detalhados e paisagens pitorescas rapidamente receberam elogios . Embora ele fizesse fotografias por toda a França , Alemanha e Itália , foi a sua cidade natal - especialmente os seus monumentos , igrejas , pontes e jardins - que deram ao artista com a sua maior e mais duradoura fonte de inspiração.




Charles Marville (French, 1813-1879), Cour Saint-Guillaume (Ninth Arrondissement), 1866-67, Albumen silver print from glass negative, 34.2 x 27.2 cm, Gilman Collection, Purchase, Alfred Stieglitz Society Gifts, 2005, The Metropolitan Museum of Art, New York (2005.100.378), cat. no. 62.

Até o final da década de 1850, Marville tinha estabelecido uma reputação como um fotógrafo talentoso e versátil. A partir de 1862, como fotógrafo oficial para a cidade de Paris, ele documentou aspectos do programa de modernização radical que havia sido lançado pelo imperador Napoleão III e seu urbanista e planejador, o barão Georges- Eugène Haussmann . Neste trabalho, Marville fotografou os bairros mais antigos da cidade, e especialmente as ruas estreitas e sinuosas marcadas para demolição.



Charles Marville (French, 1813-1879), Man Reclining beneath a Chestnut Tree, ca. 1853, Salted paper print from paper negative, 20.9 x 16.2 cm, Harris Brisbane Dick Fund, 1946, The Metropolitan Museum of Art, New York (46.122.3), cat. no. 16.

Mesmo quando ele perpetuou o desaparecimento da antiga Paris, Marville voltou a câmera para a nova cidade que começava a surgir. Muitas de suas fotografias celebram o seu glamour e conforto , enquanto que as outras vista dos arredores desolados da cidade atestam as mudanças sociais e físicas perturbadoras provocadas pela rápida modernização .



Charles Marville (French, 1813-1879), Passage Saint-Guillaume toward the rue Richilieu (First Arrondissement), 1863-65, Albumen silver print from glass negative, 31.91 x 27.62 cm, Joy of Giving Something, Inc., cat. no. 60

Haussmann , não só redesenhou o mapa de Paris, ele transformou a experiência urbana, instalando dezenas e milhares de peças de mobiliário urbano, quiosques, colunas Morris para postar anúncios, mitórios , portões de jardim , e, acima de tudo, cerca de vinte mil lâmpadas de gás .



Charles Marville (French, 1813-1879), Rue Estienne from the rue Boucher (First Arrondissement), 1862-65, Albumen silver print from glass negative, 34.3 x 27.1 cm, Gilman Collection, Purchase, Mr. and Mrs. Henry R. Kravis Gift, 2005, The Metropolitan Museum of Art, New York (2005.100.358).

Até o momento em que ele deixou o cargo de prefeito em 1870 , Paris já não era um lugar onde os moradores se atreviam a sair à noite só se fossem acompanhados por homens armados com lanternas. Tomado como um todo, as fotografias de Marville de Paris permanecem como uma das primeiras e mais poderosas explorações de transformação urbana em grande escala .



Charles Marville (French, 1813-1879), Spire of Notre Dame, Viollet-le-Duc, Architect, 1859-60, Albumen silver print from glass negative, 49.5 x 36.5 cm, The AIA/AAF Collection, Prints and Photographs Division, Library of Congress, Washington D.C., cat. no. 41.

Na época de sua morte, Marville caiu em relativa obscuridade , com muito do seu trabalho armazenado em arquivos municipais ou estaduais . Esta exposição, que marca o bicentenário do nascimento de Marville, explora a trajetória completa da carreira fotográfica do artista e traz à luz a extraordinária beleza e significado histórico de sua arte.



Charles Marville (French, 1813-1879), Arts et Métiers (Ancien Modèle), 1864, Albumen silver print from glass negative, 36.6 x 24.1 cm, Purchase, Alfred Stieglitz Society Gifts, 2007, The Metropolitan Museum of Art, New York (2007.167), cat. no. 104.

Exposição Créditos Charles Marville : Fotógrafo de Paris tem curadoria de Sarah Kennel, Associate Curator of Photographs at the National Gallery of Art. A apresentação da exposição em Nova York é organizada por  Jeff L. Rosenheim, Curador , com base em um programa curatorial estabelecido por Malcolm Daniel,  ex- curador sênior , do Departamento de fotografias do Museu Metropolitan .



Charles Marville (French, 1813-1879), Hôtel de la Marine, 1864-70, Albumen silver print from glass negative, 36.2 x 23.5 cm, National Gallery of Art, Washington, Diana and Mallory Walker Fund, cat. no. 98.

Quarenta e uma das cem obras apresentadas na exposição estão no empréstimo do Musée Carnavalet, Paris. A conservação e preparação dos empréstimos do Musée Carnavalet foi realizada pelo Atelier de Restauração e de Conservação das Fotografias da Cidade de Paris (ARCP). 



Charles Marville (French, 1813-1879), Impasse de la Bouteille from the rue Montorgeuil (Second Arrondissement), 1865-68, Albumen silver print from glass negative, 35.9 x 27.7 cm, Musée Carnavalet, Paris, © Musée Carnavalet / Roger-Viollet, cat. no. 59.

Os créditos do projeto de design da Galeria são de Brian Cha, Designer Assistente da Exposição ; os gráficos são de Connie Norkin, Design Gráfico Manager; a iluminação é de Clint Ross Coller e Richard Lichte, Lighting Gerentes de Design, todos do departamento de design do Museu. 



Charles Marville (French, 1813-1879), Banks of the Bièvre River at the Bottom of the rue des Gobelins (Fifth Arrondissement), ca. 1862, Albumen print from collodion negative, 27.5 x 36.8 cm, Musée Carnavalet, Paris, © Musée Carnavalet / Roger-Viollet, cat. no. 54.

A publicação relacionada e programas, o catálogo da exposição (256 páginas; $ 60 capa dura, capa mole $ 45) foram publicados  pela National Gallery of Art, Washington



Charles Marville (French, 1813-1879), Rue de Constantine (Fourth Arrondissement), 1866, Albumen silver print from glass negative, 27.3 x 36.8 cm, The Horace W. Goldsmith Foundation Gift, through Joyce and Robert Menschel, 1986, The Metropolitan Museum of Art, New York (1986.1141), cat. no. 56.

Nenhum comentário:

Postar um comentário