segunda-feira, 24 de março de 2014

As paixões de Jean-Baptiste Carpeaux

As paixões de Jean -Baptiste Carpeaux , uma grande retrospectiva que explora a vida e obra do escultor excepcionalmente dotado , profundamente atormentado que definiu a atmosfera inebriante do Segundo Império na França (1852-1871) , está em exibição no Museu Metropolitan de 10 de março até 26 de maio

A primeira exposição de grande escala em 39 anos dedicada a Carpeaux ( 1827-1875 ) , que apresenta cerca de 150 obras, incluindo esculturas, pinturas e desenhos , que são organizadas em torno dos grandes projetos que o artista se comprometeu durante a sua breve e tempestuosa carreira.


Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827–1875 Courbevoie), Sketch for The Dance, 1865-1866, Plaster, 420x 298x145 cm, Musée d'Orsay © RMN-Grand Palais (Musée d'Orsay), Photograph by Patrice Schmidt.



Metropolitan Museum of Art 
Nova Iorque 
Iris e B. Gerald Cantor Exhibition Hall, 2 º andar, Galeria 999 
As paixões de Jean-Baptiste Carpeaux 
10 março - 26 maio, 2014


Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Ugolino and Four Children, Ca. 1860, Terracotta, 56 x 41 x 28 cm, Musée d’Orsay © RMN-Grand Palais (Musée d'Orsay), Photograph by Patrice Schmidt.

Carpeaux é mais conhecido hoje por uma única obra-prima , Ugolino e seus filhos ( Metropolitan Museum) , mas ele era um artista multifacetado e prolífico. Um escultor de emoção, tanto grande e íntima, ele foi atraído aos extremos de Michelangelo à Watteau mantendo respeitosa admiração por seus pares na escultura francesa . Um precursor de Rodin e uma série de outros escultores modernos, ele imbuíu seu trabalho com forte movimento e unidade visceral. Ele se dedicou ao realismo anatômico em todas as formas , mas especialmente nas suas esculturas de mármore e bustos , que parecem capturar carne e o sangue na pedra.



Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Bust of Napolean III (detail), 1873, Marble, H. 52.1 cm, The Metropolitan Museum of Art, Purchase, Anne and George Blumenthal Fund, Munsey and Fletcher Funds, funds from various donors, Agnes Shewan Rizzo Bequest and Mrs. Peter Oliver Gift, 1974.

As paixões de Jean -Baptiste Carpeaux evoca os monumentos públicos ambiciosos que ele criou através de agrupamentos de desenhos e modelos de barro preliminares vibrantes e traça a evolução de tais obras-primas em mármore como Ugolino e seus filhos e o Príncipe Imperial com o seu cão Nero no Musée d' Orsay .



Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Four Studies of Charles Carpeaux Asleep and One of His Hand, Ca. 1872-73, Black chalk and wash on faded blue paper, 44 x 31 cm, Petit Palais, Musée des Beaux Arts de la Ville de Paris (PPD 1746).

Carpeaux esboçava seu ambiente constantemente e tinha um talento para retratos . Retratos encantadores de celebridades e amigos, e arrancando-os de si mesmo e de sua esposa Amélie, estão na mostra , juntamente com desenhos comoventes de uma impressionante variedade de temas e técnicas. Suas pinturas , altamente independentes dramáticas, pouvo conhecidas durante a sua vida , também estão em exposição.




Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Ugolino and His Sons, 1865-67, Saint-Béat marble, H. 197.5 x W. 149.9 x D. 110.5 cm, The Metropolitan Museum of Art, Purchase, Josephine Bay Paul and C. Michael Paul Foundation Inc. Gift, Charles Ulrick and Josephine Bay Foundation Inc. Gift, and Fletcher Fund, 1967.

A exposição investiga as obras negligenciadas a fim de revelar não só a escuridão e o desespero de sua existência conturbada , mas também a sua crueldade para com a sua esposa . Carpeaux , que foi atormentado por graves doenças físicas e violentas mudanças de humor ao longo de sua vida, tinha apenas 48 anos quando morreu. Apesar disso, ele foi extraordinariamente produtivo , realizando um grande trabalho alcançando o mais alto nível de qualidade.




Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Ball at the Palais des Tuileries in the Salle des Maréchaux, 1867, Oil on canvas, 55.5 x 46.1 cm, Musée d’Orsay © RMN-Grand Palais (Musée d'Orsay), Photograph by Hervé Lewandowski.

• Sobre o artista • Carpeaux nasceu 1827 em Valenciennes (também o local de nascimento de Jean- Antoine Watteau) , filho de um pedreiro e uma rendeira . Ele foi aceito na prestigiosa École des Beaux-Arts em 1844 , onde trabalhou ardentemente para ganhar o prestigiado Prix de Roma. Carpeaux , finalmente, ganhou o prémio de escultura em 1854, em seguida, mudou-se em 1856 para Roma , onde encontrou inspiração em antiguidades clássicas e nos mestres italianos, especialmente nas obras de Michelangelo .



Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Self-portrait or Engagement Portrait, 1869, Oil on canvas, 40.5 x 32.5 cm, Musée des Beaux Arts, Valenciennes.

Ugolino e seus filhos, interpretando uma cena da Divina Comédia de Dante, foi concluído em gesso , em 1861 , o último ano de sua residência na Academia Francesa em Roma. Fez uma sensação e trouxe Carpeaux muitas encomendas . Após o seu regresso à França , Ugolino foi fundida em bronze por ordem do Ministério de Belas Artes francesa e exposto no Salão de Paris de 1863. A versão de mármore do Metropolitan foi concluída em tempo para a Exposição Universal de Paris em 1867. Vários esboços preparatórios de Ugolino em diferentes meios de comunicação estão a mostra na exposição juntamente com o mármore monumental.




Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Impression of Amélie de Montfort (detail), Ca. 1870, Terracotta, 13 x 18.3 x 8.9 cm, The Metropolitan Museum of Art, Purchase, Friends of European Sculpture and Decorative Arts Gifts, 1989.

Após o seu regresso a Paris, Carpeaux estabeleceu-se nos círculos artísticos e na sociedade e foi nomeado tutor de arte do único filho do imperador Napoleão III e sua esposa Eugénie , Louis- Eugène - Napoléon -Jean- Joseph Bonaparte, o príncipe imperial. Carpeaux propôs ao imperador e sua esposa um retrato do jovem príncipe imperial e criou um retrato de pé em mármore que mostra o menino de oito anos, com o cão do Imperador, Nero, um presente do embaixador russo .




Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), Study for One of Ugolino’s Sons, 1861, Pen and brown ink over lead pencil underdrawing on blue paper, 42.4 x 29 cm, Musée d’Orsay © RMN-Grand Palais (Musée d'Orsay), Photograph by Michèle Bellot.

O retrato do príncipe herdeiro foi recebido com entusiasmo e reproduzido em diferentes tamanhos e meios, como bronze , gesso, terracota e biscuit . Mesmo depois da queda do Império e da trágica morte precoce do príncipe coroado - que foi morto pelos zulus na África do Sul em 1879 , a fábrica de porcelana de Sèvres continuou a vender seu retrato sob o título menino com um cão . O mármore do Museu d' Orsay e o bronze prateado da Gliptoteca  Ny Carlsberg,  do Príncipe Imperial e seu cão Nero,  estão à mostra lado a lado com outras versões da obra 



Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), The Imperial Prince with The Dog Nero, 1865-67, Marble, 55 140.2 x 65.4 x 61.5 cm, Musée d’Orsay © RMN-Grand Palais (Musée d'Orsay), Photograph by Michel Urtado.

Em 1863 , Charles Garnier , o arquiteto da nova Ópera de Paris , encomendou quatro grupos de esculturas por quatro artistas para decorar a fachada do edifício. O grupo de Carpeaux celebra o tema da dança. Durante um período de três anos, ele produziu centenas de esboços e modelos antes de decidir sobre uma composição de mulheres nuas que circundam o espírito da dança. Quando a dança foi revelada , ela causou um escândalo . O público ficou tão chocado com o realismo da Dança que se proclamou pornográfica. Uma garrafa de tinta foi jogada contra a escultura e a sua retirada da Ópera de Paris foi exigida. No entanto, a guerra de 1870 e a queda da Segunda República, seguida pela morte de Carpeaux em 1875 , acabou pondo fim à controvérsia . Hoje a dança é considerada uma das obras épicas do século 19 .



Jean-Baptiste Carpeaux (French, Valenciennes 1827-1875 Courbevoie), The Attack of Berezowski Against Czar Alexander II, 1867, Oil on canvas, 130 x 195 cm, Musée d'Orsay © RMN-Grand Palais (Musée d'Orsay), Photograph by Gérard Blot.

Carpeaux ainda mantém uma forte influência sobre a imaginação, especialmente em seu país natal, onde ocupou um lugar de destaque no museu de sua terra natal, em Valenciennes e nas galerias do Musée d'Orsay desde a sua inauguração em 1986.


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