quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A amizade em diagonal: Onde aprendemos que a arte pode, às vezes, vir antes da amizade






Esquerda : Piet Mondrian direita : Theo Van Doesburg

1915. Conheça Piet Mondrian e Theo van Doesburg. 
Ambos os artistas compartilham a mesma visão de arte e rapidamente se tornam amigos. 
No entanto, eles se enfrentam alguns anos mais tarde sobre algo que pode parecer insignificante 



capa da revista De Stijl

Os dois amigos acreditam que a abstração pura é a única coisa que pode fazer da arte universal. Inspirados na arquitetura, eles querem retomar a oposição entre verticalidade e horizontalidade. Sua pintura se baseia no plano, na linha, nas cores: tão fundamental! Somente a harmonia do conjunto conta. 

Apaixonados, os dois amigos querem difundir a sua teoria. Theo Van Doesburg, em seguida, funda a revista De Stijl , na qual Mondrian vai contribuir, e que dará o seu nome ao movimento. 




Theo van Doesburg, Counter-Composição VI 1925 Óleo sobre tela, Museu Tate, em Londres 


Theo van Doesburg, Counter-Composição VI 1925 Óleo sobre tela, Museu Tate, em Londres 
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Em 1924, um conflito eclode. Os dois amigos com personalidades diametralmente opostas disputam a sua teoria. Mondrian, mais introvertido, encabeçando os neo-plásticos recusa qualquer elemento supérfluo nas suas obras. . Theo Van Doesburg, ao contrário quer ir um pouco mais longe, para dinamizar ainda mais suas composições. Por isso, ele decide introduzir um elemento revolucionário: a diagonal! É o fim dos simples quadriculados. Ele quer contrariar a certeza inconsciente do espectador e funda o elementarismo.



Mondrian, composição em losango com amarelo, preto, azul, vermelho e cinza, 1921, Chicago, The Art Institute of Chicago


Considerado como acessório por Mondrian, esta diagonal põe fim a sua amizade. Nossos dois amigos só voltam a se falar alguns anos mais tarde, durante um encontro casual num café parisiense. Entretanto Mondrian tinha feito um quadro diagonal em 1919, usando as bordas diagonais para destacar as linhas horizontais e verticais. Espírito paradoxal ou multa reflexão artística?



Piet Mondrian, Composição em vermelho, azul e branco: II. Óleo sobre tela, 1937 Centre Pompidou

Para mais informações:

Vídeo documentário sobre a relação entre Mondrian e De Stijl
http://www.centrepompidou.fr/cpv/ressource.action?param.id=FR_R-4b421cb1817bb4a5ec78d4e66d29d73&param.idSource=FR_E-4b46bb4c47212f81a366471324e8e046


Piet Mondrian biografia
http://www.suapesquisa.com/biografias/piet_mondrian.htm

sobre Theo van Doesburg
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1707-biografia-9,00.jhtm

fonte: artips.fr

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