terça-feira, 6 de novembro de 2012

Paul Klee e a Itália

Galleria Nazionale d’Arte Moderna e Contemporanea - Roma
9 de outubro de 2012 a 27 de janeiro de 2013


Zwei Männer, einander in höherer Stellung vermutend, begegnen sich / Due uomini, reputando ognuno l’altro di rango superiore, s’incontrano 1903,5 Acquaforte su zinco, 11,9x22,6 cm Graphische Sammlung ETH,
Zurigo

A Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma anuncia uma grande exposição sobre a relação de Paul Klee (1879 - 1940) com a Itália. 
Através de um caminho estruturado que tem cerca de cem obras, tanto Klee e outros artistas italianos e estrangeiros (Kandinsky, Moholy Nagy, Max Bill, Albers, Licini, Soldados, Perilli, Novelli, etc.), A exposição Paul Klee e Itália analisa a influência da cultura e as paisagens do nosso país sobre o artista trabalho relacionando as diferentes fases de sua biografia artística desde o início até a Bauhaus e os últimos anos solitárias em Berna.



 Der Held mit dem Flügel / L’eroe con l’ala 1905,38 Acquaforte su zinco, 25,7x16 cm Graphische  Sammlung ETH, Zurigo

Paul Klee nasceu na Suíça, mas era um cidadão alemão. Como já mencionado, amava os países mediterrânekos, particularmente a Itália, onde esteve por seis vezes. Começou a ir para lá em outubro de 190l  permanecendo até maio de 1902, quase como se fosse uma viagem de treinamento, seguindo os passos dos líderes espirituais como Goethe e Burckhard. Obviamente, Roma, Florença e Nápoles foram os principais objetivos desta viagem que, para dizer a verdade, o ponto artístico produzido pouco, mas deu origem a vários pensamentos que se tornam arte nos anos posteriores.


Städtische Komposition mit gelben Fenstern / Composizione urbana con finestre gialle 1919,167 Acquerello su carta su cartone, 29,9x22,3 cm Ulmer Museum, Stiftung Kurt Fried

Klee voltou para a Itália em 1924 e em 1931, desta vez para visitar a Sicília, como evidenciado por 'Mazzaro', e em 1926 vai para a ilha de Elba. Em 1930 foi a vez de Viareggio, enquanto em 1932 ele foi para Veneza. Durante essas viagens, ele encontra tempo para visitar Milão, Florença, Ravenna, Pisa, Gênova, Pádua, Nápoles e todas as principais cidades da Sicília. Cada uma destas visitas inspiram novas idéias para o estudo, mas às vezes até mesmo realizados fora de moda, como é o caso com a fase pontilhista, sugerida pelos mosaicos bizantinos de Ravenna, que dão origem a 'Cruzes e colunas ".



Amerikanisch- Japanisch / Americanogiapponese 1918,165 Acquerello e penna su carta su cartone, 27,5x17,7 cm Collezione privata

Importante, então, o seu encontro com o futurismo, retrabalhado com sua linguagem abstrata. 


Mit der Gaslampe / Con la lampada a gas 1915,73 Acquerello su carta su cartone 12x19 cm Galleria Nazionale d’Arte Moderna, Roma, inv. 4539 1949, acquisto dal pittore Max Peiffer Watenpuhl











Mazzarò 1924,218 Acquerello su imprimitura nera a colla su carta su cartone, 23,3x30,5 cm San Francisco Museum of Modern Art, prestito permanente del Carl Djerassi Trust I



Bildnis der Frau P. im Süden / Ritratto della signora P. al Sud 1924,243 Olio e acquerello su carta su cartone, 37,6x27,4 cm Peggy Guggenheim Collection, Venezia (Fondazione Solomon R. Guggenheim)



Die Sängerin der komischen Oper / La cantante dell’opera comica 1925,225 (W5) Litografia acquerellata, 60x46 cm Ulmer Museum, Ulm




Kreuze und Säulen / Croci e colonne 1931,184 (T4) Acquerello su carta su cartone, 37,5x53 cm Bayerische Staatsgemäldesammlungen München - Pinakothek der Moderne, inv. 11252





Citronen-Ernte / La raccolta dei limoni 1937,219 (U 19) Acquerello su imprimitura su juta, 70x46 cm
Collezione Fondation Pierre Gianadda, Martigny (Svizzera)




Der Torso und die Seinen beim Vollmond / Il Torso ed i suoi con la luna piena 1939,254 (T 14) Acquerello su carta su cartone, 58,4x41,9 cm Collezione privata Torino





“Florentinisches” Villen Viertel / Quartiere di ville “fiorentino” 1926,223 (W3) Olio su cartone, cornice originale, 49,5x36,5 cm Acquisto 1970. Collezione del Centre Georges Pompidou, Parigi, Musée National d’Art Moderne – Centre de création Industri elle




















Schlamm-Assel-Fisch / Pesce asello del fango 1940,323 (G3) Colori a colla e gessetti su carta di giornale su cartone, 34x53,5 cm Fondation Beyeler, Riehen/Basilea



 Überschach / Superscacco 1937,141 (R1) Colori a olio su juta, cornice originale, 120x110 cm Kunsthaus Zürich









Nenhum comentário:

Postar um comentário