quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Roma no tempo de Caravaggio 1600-1630


MICHELANGELO MERISI DA CARAVAGGIO (attribuito) (Milano, 1571 – Porto Ercole, 1610) Sant’Agostino ante 1600 Olio su tela, cm 120x99 Londra, collezione privata


De 16 novembro - 5 fevereiro
Palazzo Venezia, Roma




 
ARTEMISIA GENTILESCHI (Roma 1593 - Napoli 1653) Susanna e i Vecchioni 1610 Olio su tela, cm 170x119 Pommersfelden, Collezione Graf von Schönborn, inv. 191

Caravaggio era um gênio absoluto de pintura que ofuscou todos os artistas de sua época. Mas quem eram os seus companheiros?






MICHELANGELO MERISI DA CARAVAGGIO (Milano, 1571 – Porto Ercole, 1610) Madonna di Loreto 1604 - 05 Olio su tela, cm 260 × 150 Roma, chiesa di sant’Agostino



A exposição "Roma na época de Caravaggio" 1600-1630 (Palazzo Venezia, 16 de novembro de 2011 - 5 de fevereiro de 2012 planejamento e curadoria de Rossella Vodret, projeto cenográfico de Pier Luigi Pizzi) responde a esta pergunta reconstruindo, pela primeira vez, através da "exposição de cerca de 140 pinturas dos principais museus italianos e estrangeiros, alguns nunca exibidos antes na Itália, o panorama artístico da Cidade Eterna, onde viveu e trabalhou o grande gênio Lombardo.






GIOVANNI FRANCESCO GUERRIERI (Fossombrone, 1589 – Pesaro, 1657) Santa Maria Maddalena penitente 1611 Olio su tela, cm 185 x 90 Fano, Fondazione Cassa di Risparmio di Fano


A exposição focaliza o que pode ser chamado de um momento crucial da pintura italiana, que nasceu no final do século XVI, em uma Roma ainda em crise devido ao traumático cisma Luterano e se desenvolve, com força crescente, durante o reinado de quatro importantes papas Clemente VIII Aldobrandini, o Papa Paulo V Borghese, Gregory XIV Boncompagni e o Papa Urbano VIII Barberini.


 



SIMON VOUET (Parigi, 1590 – 1649) La buona ventura 1617 Olio su tela, cm 95x135 Galleria Nazionale d’Arte Antica in Palazzo Barberini

Este momento único durou cerca de 30 anos, de 1600-1630 devido aos eventos que ocorreram neste período que dependiam basicamente desenvolvimento artístico europeu, o que durou até o final do século XVII.



Carlo Saraceni, Madonna con Bambino e Sant'Anna - Gal.Naz. d'Arte Antica Palazzo Barberini


Os primórdios do século XVII são marcadas por confrontos e conexão direta entre dois gigantes da pintura italiana: o o bolonhes Annibale Carracci, o líder indiscutível da corrente classicista , e Caravaggio, na lombardia, o criador de uma forma revolucionária de representação da realidade. Ambos desapareceram exatamente com um ano de diferença: 15 de julho de 1609 Annibale, 18 julho de 1610 Caravaggio.


A relação entre os dois artistas é evidente no início da exposição ao comparar as respectivas versões da Nossa Senhora de Loreto feitas no mesmo ano. A comparação dos dois quadros, nunca exibidos juntos, é de fundamental importância para os fins científicos da exposição.









Para esta ocasião excepcionalmente está em exibição pela primeira vez em Itália, o Santo Agostinho, recentemente atribuído a Caravaggio e objecto de intenso debate. 







horários:

De terça a domingo 10,00-19,00 (última entrada às 18h00)
fechado segunda-feira




Palazzo Venezia, Piazza Venezia, 3, 00187 Roma, Italy

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